Dr. Alex Botsaris e Dra. Flávia Addor, Editora Objetiva, 250 páginas, 2007.
Como o homem e a mulher percebem e vivem o envelhecimento de formas bastante distintas, a dermatologista Flávia Addor e o clínico geral, acupunturista e estudioso de plantas medicinais Alex Botsaris aliaram as duas visões. No livro “Doce Vôo da Juventude”, eles mesclam o conhecimento técnico às suas vivências para apresentar informações valiosas sobre as mudanças que todos sentem com a idade. Ensinam como retardar e amenizar este processo, por meio de um texto leve e acessível. Inúmeras dicas práticas e novidades sobre alimentação, equilíbrio físico e mental, antioxidantes naturais e tratamentos faciais são fornecidas. Os autores apresentam, por exemplo, pesquisas como DNA e células-tronco e o processo de glicação – uma das causas químicas das complicações da diabetes. Há também informações úteis sobre os benefícios para a saúde do uso das massagens, da música, do relaxamento, entre outros recursos. Trata-se de um guia importante para quem deseja manter a saúde por dentro e por fora.
Recomendações:
“(…) Esta obra, que reúne as riquíssimas experiências, tanto existenciais quanto profissionais, da Dra. Flávia Addor e do Dr. Alex Botsaris, é um verdadeiro presente para todos que a lerem. De forma prática, mas também muito sensível e humana, os autores propõem uma vida melhor, com corpos e mentes mais saudáveis”, Luiz Seabra, empresário, fundador da Natura.
“O livro de Alex Botsaris e Flávia Addor informa, explica e descreve o que acontece com o nosso corpo com o passar do tempo de forma didática, clara e divertida. Entendemos que não temos controle sobre o inevitável envelhecimento a que estamos submetidos, mas podemos colocar o tempo a nosso favor e, com conhecimento, consciência, responsabilidade e atitudes corretas, atingir a terceira idade com um bom padrão estético, dignidade e qualidade de vida”, Patricya Travassos, atriz e apresentadora de televisão.
“Doce Vôo da Juventude é um livro escrito para o público leigo em geral, mas apresentando um teor científico real e discorrendo sobre fatos comprovados e divulgados em revistas médicas”, Dr. Helion Póvoa, no início do prefácio do livro.
Alguns trechos:
“Bebidas e comidas frias, à noite, especialmente num clima quente, ajudam o sono, porque reduzem a temperatura corporal, o que é um sinalizador do sono para o hipotálamo” (p. 29, sobre higiene do sono, no capítulo Estaleiro à vista).
“A investigação científica tem sugerido que as pessoas com um forte vínculo espiritual possuem uma resposta endócrina e imune mais vigorosa e eficiente, o que pode explicar os seus benefícios para a saúde” (p. 95, sobre espiritualidade e longevidade, no capítulo O truque do uísque).
“Entendamos que tudo aquilo que fizermos para melhorar a nossa aparência será um reflexo de nosso bem-estar, mas não servirá para mascarar as nossas angústias. E para isso nunca será cedo para começar a gostar de nós mesmos, como somos” (p. 199, no capítulo Por que e como a pele envelhece?).
“A formação de radicais livres decorrentes de um excesso de processos oxidativos, causado pelo dano solar, tem um papel importante no fotoenvelhecimento e mesmo no câncer cutâneo, tanto no ataque às moléculas estruturais como pelo comprometimento de mecanismos naturais de defesa” (p. 203, no capítulo Mitos e verdades acerca do sol).