Alexandros Spyros Botsaris, Editora Nova Era, 272 páginas, 1999.
Em linguagem de fácil entendimento, o autor mostra que a simplicidade é a receita oriental para uma longevidade segura. Afinal, só há beleza com equilíbrio e saúde interior. Apresenta as recomendações valiosas da Medicina Tradicional Chinesa para alimentação, sono, relações familiares, uso de plantas medicinais e outras substâncias naturais, massagem, acupuntura e exercícios terapêuticos, por exemplo. Botsaris liga conhecimentos da ciência aos dos antigos – respeitando e procurando encontrar os pontos de relação entre ambos.
Recomendações:
“De modo simples e racional, doutor Alexandros Botsaris mostra a metodologia coerente que liga os conhecimentos da ciência à sabedoria popular, respeitando e procurando encontrar os pontos de relação entre essas duas correntes. É só ler e conferir”, Ronaldo Rosas.
“Simplicidade e sabedoria se confundem nos ensinamentos aqui contidos. Conceitos antigos, como respirar profundo e suavemente e mastigar bem os alimentos, curiosamente voltam a se tornar modernos às portas do terceiro milênio, em face do grande interesse que tem despertado na sociedade contemporânea”, Cláudia M. Torres de Barros, trecho do prefácio.
Alguns trechos:
“Com sua visão do ser humano como um todo, a abordagem oriental oferece vantagens em relação à abordagem clássica da cosmética ocidental, pois permite um tratamento global que inclui equilíbrio, prevenção do envelhecimento e tratamento de beleza” (p. 20, no capítulo As origens da cosmética na China).
“Por fim, a essência necessita ter harmonia com os outros níveis de existência – Qi, ou energia, e Shen, ou espírito – para manter-se plena. Quando os outros níveis da existência são afetados, a essência vai enfraquecer, causando redução da expectativa de vida” (p. 58, no capítulo O envelhecimento do corpo no conceito oriental)
“A dietética energética oriental, apesar de empírica, possui um nível de sofisticação incomparavelmente maior que o conhecimento ocidental. Ela resultou no acúmulo de experiência, através dos séculos, gerada pela observação clínica de milhares de médicos chineses. Portanto, apresenta uma abordagem mais ampla da alimentação, uma variedade maior de alimentos utilizados e um sistema para individualizar a dieta” (p. 149, no capítulo A alimentação equilibrada).
“A Mian Tui-Na é um dos principais recursos da medicina chinesa para o embelezamento da face. Sua aplicação regular causa aumento do fluxo de sangue para a pele, gerando vários benefícios, e tratando rugas e flacidez” (p. 264, no capítulo A massagem chinesa) .