minipix pixfolio
Como deixar os cabelos sedosos, soltos e brilhantes

Cabelos brilhantes, sedosos e saudáveis

Os cabelos são fundamentais na beleza feminina. Bem cuidados, eles emolduram o rosto, dão graça e movimento à mulher, além de transmitir ideia de sofisticação e sedução. Existem muitos produtos no mercado prometendo beleza instantânea para os cabelos e outros benefícios que nem sempre correspondem à realidade. Os produtos para cabelos que usamos no dia a dia são chamados de produtos rinsáveis, ou seja, que são colocados e depois saem quando enxaguados. Assim, a capacidade desses produtos de fazer um reparo de fio, por exemplo, naquele pequeno espaço de tempo, é muito limitado.

Ainda assim, a indústria de cosméticos melhorou muito. Nos últimos anos, com investimentos em tecnologia, ela vem gerando bons produtos, que fazem diferença. No caso dos cabelos, por exemplo, novos silicones especiais fazem o reparo de pontas logo após a aplicação do shampoo e condicionador, mas o efeito dura apenas algumas horas. Se as exigências do consumidor são maiores, ele precisará incorporar novos recursos para atingir um resultado melhor.

 

Receitas caseiras potencializadas por produtos inovadores

Um dos caminhos que eu gosto muito é associar os recursos da tecnologia com antigas receitas caseiras de embelezamento de cabelo. Na minha experiência, o tradicional potencializa os efeitos dos produtos cosméticos atuais, com resultados que parecem até mágicos. Gosto, ainda, de empregar os produtos que possuem o conceito de vitalidade. Isso significa que na sua formulação existem ativos que potencializam todas as etapas do ciclo da vida, independente de qual o foco daquela formulação. Unindo vitalidade, tecnologia e o saber tradicional, chegamos a tratamentos simples, que podem ser feitos em casa, mas que superam os resultados obtidos nos melhores salões do mundo.

Então vamos ao que interessa: os ensinamentos básicos sobre cabelos e como preparar as poções mágicas que trazem sua beleza de volta. O primeiro passo é proteger o cabelo e sua estrutura, para que ele não estrague e envelheça desnecessariamente. Uma boa parte dos problemas vem de tratamentos excessivos ou equivocados.

1. Evite agressões químicas e físicas ao seu cabelo. As principais agressões ao cabelo são feitas na forma de tratamento em salões de cabeleireiro, com objetivo de alisar ou tingir os cabelos. Quanto à tintura, sugiro consultar um post específico sobre isso na minha página, por se tratar de um assunto complexo e cheio de detalhes. Em relação aos alisamentos, eu desaconselho. A mulher deve respeitar a essência do seu cabelo e retirar dela os melhores efeitos. Tanto a amônia, quanto o calor das chapinhas, destróem de forma irreversível as chamadas “pontes de dissulfeto”, ligações químicas que dão estabilidade e força à queratina, principal proteína do fio. Quando a queratina está lesada não existe mágica que resolva. A mulher será obrigada a cortar os cabelos curtos e esperar alguns meses ou anos até que cresçam novamente.

2. Proteja seu cabelo regularmente contra radiação UV. Assim como pode causar danos à pele, a radiação UV também destrói a estrutura dos cabelos. Cada vez mais os estudos mostram que os efeitos da radiação ultravioleta nos cabelos são maiores do que se pensava antigamente. Proteger a cabeça quando se está na praia, ou em exposição ao sol, de forma regular e diária melhora muito a força e o aspecto dos cabelos. Isso pode ser feito com um chapéu ou um boné, mas existem também produtos no mercado já posicionados com esse fim.

3. Se for possível, use apenas água mineral para molhar e lavar os cabelos. A água que vem na torneira está cada vez mais cheia de substâncias que podem lesar o cabelo. Você pode comprovar isso em um dia, lavando seu cabelo apenas com água mineral pura e um pouco de shampoo, sem nenhum outro produto, e verá como ele ficará mais sedoso do que o habitual. Na água das cidades temos, entre outros elementos, ferro e cloro na água, que atacam quimicamente a queratina e outras substâncias do fio. Evitando esses elementos, seu cabelo ficará mais bonito e saudável.

4. Evite aplicar produtos em excesso no cabelo. Algumas pessoas no desejo de tratar os fios acabam lesando os cabelos. O ideal é que eles sejam lavados a cada dois ou três dias. Uma máscara com filtro solar pode ser usada diariamente, ou um creme de pentear. Não é recomendável secar todo dia com secador por causa da temperatura. Sprays de fixação e géis de pentear devem ser para uso esporádico - sempre restam resíduos que podem afetar o cabelo.

Agora que você aprendeu a cuidar bem do seu cabelo no dia a dia, veja algumas receitas caseiras que podem fazer toda diferença.

Gel cremoso nutritivo. O objetivo dessa fórmula caseira é nutrir o bulbo, estimulando o crescimento e reforçar o fio, aumentando a versatilidade do cabelo. Coloque num pote os seguintes ingredientes: gel de cinco folhas de aloe vera (babosa – espremer as folhas para saída do gel), 10 cápsulas de óleo de prímula, 5 comprimidos do polivitamínico Centrum amassados, cerca de 50g de máscara capilar de alta qualidade. Misture e bata no liquidificador. Aplique nos cabelos pela noite. Os cabelos podem ficar bem embebidos no produto e uma toalha pode ser enrolada na cabeça. Após duas horas, lave os cabelos. O produto deve ser preparado fresco, logo antes da aplicação. Fazer uma aplicação por semana. Após a terceira aplicação, já será possível avaliar os resultados.

Óleo tônico reparador. Essa fórmula se baseia em tratamentos tradicionais que eram feitos por populações árabes e do Mediterrâneo, para que o cabelo ganhasse força e ficasse brilhante e comprido. Separe 200 ml de azeite virgem de boa qualidade e 100 ml de óleo de semente de uva. Misture bem os dois e coloque num recipiente de boca larga, mas que tenha uma tampa hermética. Coloque no interior da mistura de azeite e óleo de uva os seguintes componentes: 15 ml de sérum capilar revitalizante, 10 gramas de flores de capuchinha (Tropaelum majus) e 10g de chá verde (Thea sinenesis), tudo bem picado. Deixe em extração, agitando a mistura uma vez ao dia, por uma semana. A mistura, então, estará pronta para uso e poderá ser usada várias vezes. Aplique no cabelo penteando-o simultaneamente, para distribuir bem o produto pelo fio, até ele parecer ter sido totalmente absorvido. Deixe o produto no cabelo o máximo possível, podendo passar a noite com ele, e retirar na próxima lavagem. As aplicações podem ser feitas até duas vezes na semana, inclusive antes de ocasiões especiais, onde há uma demanda de cabelos mais arrumados. Cuide sempre bem dos seus cabelos. Eles vão agradecer ficando bonitos e sedosos.

 

Alex Botsaris é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializado em doenças infecciosas pelo Hospital Claude Bernard, de Paris, e em acupuntura e medicina chinesa pela Sociedade Internacional de Acupuntura, na França, e pela Universidade de Pequim, na China. É ex-presidente do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM), ex-consultor de saúde e biodiversidade da Natura e um dos maiores conhecedores de plantas medicinais. Autor de livros como: “O Complexo de Atlas“, “Fórmulas Mágicas” e “Medicina Ecológica“.